Na manhã desta quarta-feira (08), a Polícia Civil do Piauí realizou uma coletiva de imprensa para apresentar detalhes sobre a prisão de Francisco de Assis Pereira da Costa, 53 anos, suspeito de envenenar a refeição de uma família e provocar a morte de quatro pessoas no dia 1º de janeiro, em Parnaíba.
Segundo o delegado Abimael Silva, responsável pelo caso, a prisão temporária foi decretada após a coleta de indícios que apontam Francisco como o principal suspeito. “Montamos uma cronologia detalhada dos acontecimentos desde a festa de réveillon na noite do dia 31 de dezembro até o momento em que o alimento foi preparado no dia seguinte”, explicou o delegado.
As investigações revelaram a presença do inseticida terbufós na panela usada para preparar o arroz, nos pratos servidos e no intestino das vítimas. O baião de dois, servido no dia do crime, havia sido preparado na noite anterior e consumido durante a festa sem causar mal-estar. Após o término da celebração, Francisco foi o último a permanecer na casa e fechá-la. Na manhã seguinte, o alimento restante foi preparado por uma enteada do suspeito, mas ao consumi-lo, os familiares começaram a passar mal e foram levados ao hospital, onde quatro pessoas faleceram, incluindo duas crianças.
O delegado destacou que Francisco de Assis apresentou três versões conflitantes em seus depoimentos, aumentando as suspeitas. Além disso, familiares relataram que ele tinha uma relação conturbada com os filhos de sua companheira, especialmente com Francisca Maria da Silva, de 32 anos, uma das vítimas fatais. Nos depoimentos, o suspeito se referia a ela com desprezo, a chamando de preguiçosa, matuta e afirmou que sentia raiva e nojo dela, chegando a insultar os filhos da mulher, também mortos no envenenamento.
“Identificamos uma série de contradições nos depoimentos, além de uma motivação clara, considerando o histórico de conflitos. Por segurança da família e para aprofundar as investigações, solicitamos a prisão temporária”, afirmou o delegado.
Francisco de Assis foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (08) e permanecerá detido enquanto as investigações continuam.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.