"

Teresina - PI
julho 3, 2024 18:11

Siga-nos

Teresina - PI
julho 3, 2024 18:11

Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Piauí Implementará Sistema de Corregedoria Eletrônica E-pad

Jack Seed

26/06/2024

as 14:20

Entre os dias 19 e 20 de junho, policiais da Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Piauí visitaram a Corregedoria-Geral da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) para uma troca de experiências e orientações sobre a utilização do sistema de corregedoria eletrônica E-pad. Este sistema, disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Justiça através da Controladoria-Geral da União (CGU), foi oferecido a todos os estados que manifestaram interesse em adotá-lo.

Os secretários estaduais assinaram termos de adesão para a implementação do E-pad em suas respectivas corregedorias. “A corregedoria da PC-PI será a primeira unicamente digital do país. Todos os policiais da corregedoria do Piauí participaram de um curso sobre o E-pad, que é um processo administrativo-disciplinar eletrônico, tornando a corregedoria totalmente virtual, sem a necessidade de documentos em papel. Esse sistema beneficiará especialmente os investigados e seus advogados, permitindo acesso real e integral aos processos, acompanhamento dos trâmites processuais, além de requerimentos, contestações e recursos”, explicou o corregedor-geral, delegado Alfredo Cadena.

Durante a visita, o Corregedor-Geral da SSP/TO, Wanderson Queiroz, detalhou que a secretaria tornou obrigatória a utilização do E-pad para o gerenciamento das informações correcionais. “Esta inovação foi possível em razão da adesão da SSP/TO ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR), da Corregedoria-Geral da União, que objetiva apoiar os órgãos e as entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na execução de suas atividades correcionais”, destacou Queiroz.

O PROCOR visa promover o aprimoramento na condução de procedimentos correcionais, a integração das atividades correcionais, o aperfeiçoamento da gestão de processos, o uso de novas tecnologias e soluções inovadoras para melhorar as apurações correcionais, além de fomentar o intercâmbio de informações e experiências entre as Corregedorias e a capacitação de agentes públicos nas atividades correcionais.

“O novo sistema traz benefícios significativos, especialmente para os investigados, que terão acesso em tempo real aos seus processos administrativos, e para os advogados, que poderão acompanhar integralmente os trâmites processuais, fazer requerimentos, contestações e recursos. A implementação completa do E-pad na corregedoria do Piauí está prevista para ser concluída até o dia 5 de agosto, com a expectativa de que a experiência pioneira seja replicada na Controladoria-Geral do Estado (CGE)”, concluiu Cadena.

A equipe piauiense, composta pelo corregedor-geral, delegado Alfredo Cadena, e os agentes Nathaniel de Moura e Leandro Madeira, respectivamente assessor e presidente da Comissão Processante, visitou a secretaria para conhecer de perto o funcionamento do E-pad e compartilhar práticas de gestão correcional.

[wpdreams_ajaxsearchlite]