Teresina - PI
dezembro 9, 2025 22:16

Congresso derruba vetos e amplia exigência de exame toxicológico para novos motoristas das categorias A e B

Jack Seed

09/12/2025

as 19:08

O Congresso Nacional decidiu, nesta quinta-feira (4), restabelecer quatro trechos da Lei 15.153/2025, norma que promove mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e redefine regras para habilitação e transferência eletrônica de veículos. Com a decisão, candidatos à primeira CNH das categorias A e B, destinadas a motocicletas e automóveis, passam agora a ter de apresentar exame toxicológico negativo para concluir o processo de habilitação.

Antes da mudança, o exame era obrigatório apenas para condutores das categorias C, D e E, que conduzem veículos de carga, transporte coletivo e combinações de grande porte.

Outro ponto restaurado pelos parlamentares permite que clínicas credenciadas para exames de aptidão física e mental atuem também como locais de coleta para o exame toxicológico, ampliando a rede de atendimento para os novos motoristas.

Os congressistas decidiram manter apenas um veto presidencial: o que impedia a proibição de empresas do setor automotivo de oferecer plataformas de assinatura eletrônica. Com isso, essas empresas seguem autorizadas a operar nesse segmento.

O texto também autoriza que recursos provenientes de multas sejam destinados ao custeio da habilitação de pessoas de baixa renda e ajusta diretrizes para a transferência eletrônica de veículos.

Com a derrubada do veto que adiaria a vigência da norma, a lei passa a valer imediatamente após sua publicação oficial, o que contraria a orientação inicial do Ministério dos Transportes, que defendia o prazo padrão de 45 dias previsto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) para adaptação às mudanças.

Últimas notícias

CIDADES

Faça parte do nosso grupo VIP

Saiba tudo que acontece primeiro que todo mundo!

Veja também

[wpdreams_ajaxsearchlite]