O estado do Piauí consolidou-se como referência no enfrentamento à violência letal no Brasil. É o que revela o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo, que analisa dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, mostra avanços expressivos nas políticas de segurança pública no território piauiense.
Em um país que registrou 45.747 homicídios em 2023 — o menor número da última década —, o Piauí nadou contra a corrente histórica das regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente concentram altos índices de violência. O estado apresentou uma redução de 8% nos homicídios em relação a 2022, alcançando a menor taxa entre todos os estados das duas regiões.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, os números refletem uma política de segurança embasada em tecnologia, inteligência e articulação entre instituições.
“Esses dados comprovam que estamos no caminho certo. Colocamos a preservação da vida no centro das decisões e apostamos em estratégias que unam prevenção, investigação qualificada e ação integrada com outros órgãos”, afirmou o secretário.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.