O município de Picos, no estado do Piauí, parece estar seguindo uma nova trajetória política. A região, que anteriormente era amplamente influenciada pela popularidade do atual prefeito Gil Paraibano (Progressista), agora mostra sinais de mudança nas lideranças.
Na mais recente pesquisa estimulada conduzida pelo Instituto Credibilidade no início deste mês, o pré-candidato à prefeitura Pablo Santos, ex-deputado estadual pelo MDB, lidera com 58,8% das intenções de voto, enquanto Gil Paraibano aparece com apenas 23,75%.
A vice-prefeita de Picos, Xandú Neri (PT), decidiu lançar-se como pré-candidata a vice-prefeita do município, formando chapa com o pré-candidato Pablo Santos, após romper com o grupo do prefeito Gil Paraibano.
Em entrevista ao colunista Marcos Raiylson, da Coluna Política do portal RP50, Xandú Neri foi direta ao falar sobre o futuro cenário político de Picos. “A pesquisa mais recente mostra a consolidação da nossa pré-candidatura. Nosso projeto é reconstruir nosso amado Picos”, destacou.
Apoio Político
O apoio ao pré-candidato Pablo Santos está se fortalecendo com os anúncios de vários deputados estaduais. O deputado Nerinho (PT) conta com o apoio dos vereadores Francisco das Chagas de Sousa, conhecido como Chaguinha (PTB), e a vereadora Dalva Mocó (PTB). Além disso, a chapa recebeu apoio dos deputados Severo, Thales Coelho (PP), Carlos Augusto (MDB), do líder do PT na região, o empresário Araujinho, e outras figuras políticas importantes. Xandú ressalta: “A união desses deputados apenas confirma e aumenta a responsabilidade que estamos assumindo perante a população de Picos. Defendemos as causas femininas, dos deficientes e do empreendedorismo.”
Enquanto isso, Gil Paraibano possui apenas o apoio do deputado estadual Aldo Gil (PP) para sua gestão, pelo menos até o momento. Isso de certa forma é visto como um desafio para a viabilidade e destinação de recursos para o município, considerando que dos 15 vereadores na Câmara Municipal, um total de 12 são oposição ao prefeito.
Avaliação do Governo Estadual
De acordo com o Instituto Credibilidade, a gestão do governador Rafael Fonteles (PT) foi avaliada positivamente pelos entrevistados obtendo 73,33%% de aprovação picoense. O público que não aprova é de apenas 14,40% e não opinaram 12,72%.
Movimentações na Janela Partidária
De acordo com fontes desta Coluna, a janela partidária está agitando os bastidores da Câmara Municipal de Picos.
É previsto que, na próxima segunda-feira (11), uma considerável parcela dos políticos realizará a migração para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), incluídos os seguintes membros: a vice-prefeita Xandú, os vereadores Chaguinha, Dalva, e os suplentes Maté, Matusalém, Severino e Valmir Santos.
Outra agremiação que passará por uma significativa renovação é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que deverá acolher um expressivo contingente de novos filiados da Câmara Municipal de Picos.
Com essas mudanças, o grupo liderado pelo pré-candidato Pablo receberá o apoio dos seguintes partidos: MDB, PT, PCdoB, PV, PSB e PSD.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.