"

Teresina - PI
março 2, 2024 04:41

Siga-nos

Teresina - PI
março 2, 2024 04:41

Polícia Civil alerta sobre novo golpe no WhatsApp

A Polícia Civil do Piauí, identificou um novo tipo de golpe aplicado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Recentemente outros golpes foram divulgados no Portal RP50. Saiba como funciona o novo golpe e como evitar.

Através desse link, a pessoa má intencionada do outro lado da tela, que geralmente se apresenta como se fizesse parte da equipe de um banco, finge dar a opção para que a vítima confirme se foi ela ou não quem fez essa transação. Ao clicar nesse link, automaticamente dados pessoais podem ser roubados e o aparelho celular é clonado, fazendo com que o criminoso passe a ter controle total do que é acessado.

Além de aplicativos de mensagens, esses criminosos também utilizam as redes sociais e qualquer outro meio eletrônico para aplicar esses golpes. O Delegado Odilo Sena, do 6º Distrito Policial, alerta que é preciso agir com cautela e até desconfiança quando se trata de receber mensagens repentinas relacionadas a transições bancárias.

Interagir com quem não conhecemos sempre é arriscado. A população deve buscar informação antes de se precipitar clicando num link desconhecido ou respondendo uma mensagem. Meu banco realmente faz esse tipo abordagem? É comum que um desconhecido peça a senha de algo tão pessoal? Cautela, desconfiança e a busca por informação são medidas necessárias. Com as redes sociais e o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais expostos. É preciso redobrar os cuidados”, frisou o Delegado.

Quem tiver sido vítima desse golpe, deve procurar imediatamente seu banco e relatar o ocorrido. Em seguida, pode procurar o distrito policial mais próximo de sua região para que os procedimentos cabíveis sejam tomados e encaminhados aos órgãos competentes.

Débora Machado

Débora Machado

Professora e Repórter

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]