"

Teresina - PI
junho 25, 2024 17:59

Siga-nos

Teresina - PI
junho 25, 2024 17:59

PM comemora o Dia do Tiradentes e entrega Espadins aos Oficiais em formação

A Polícia Militar do Piauí realizou nesta sexta-feira (21.04.23), data em que homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, uma solenidade alusiva marcada pela entrega do “Espadim Tiradentes” aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMPI, arma simbólica que os cadetes poderão agora utilizar em atos solenes.

No evento, realizado no Quartel do Comando Geral da PMPI, ocorreu também a entrega de Medalhas do Mérito Operacional aos policiais que mais se destacaram no serviço operacional e tempo de serviço, além de quatro viaturas e duas motocicletas para reforçar o policiamento em Parnaíba, Fronteiras, Simplício Mendes e Teresina. Durante a oportunidade, o Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, anunciou melhorias que serão implantadas ainda neste ano na corporação.

Estiveram também presentes na solenidade o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo Almeida, e secretário de estado da Justiça, Coronel Carlos Augusto, dentre outros.

Neste 21 de abril estamos comemorando o dia de Tiradentes, que é o patrono das Polícias Militares do Brasil. A Polícia Militar, hoje, celebra a recepção aos cadetes que receberam o espadim Tiradentes, arma e símbolo do aluno do curso de formação de oficiais, agora oficialmente da Polícia Militar que serão os futuros comandantes. Em ato contínuo, premiamos aqueles que se destacaram na operacionalidade com a medalha do mérito operacional e também a medalha por tempo de serviço, 30, 20, 10 anos. E premiamos aquelas unidades que mais se destacaram, com viaturas e motocicletas. Semana que vem iremos caminhar através da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado, novas leis que irão modernizar a Polícia Militar”, destacou o Coronel Scheiwann Lopes.

Ainda durante o evento, que contou com a presença dos familiares dos cadetes e várias autoridades do estado, o Vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, comemorou que até julho deste ano mais de 1000 policiais serão convocados para compor o quadro da Polícia Militar do Piauí. “Até julho deste ano mais de mil novos soldados vão integrar a Polícia Militar do Piauí. Isso significa mais segurança para o nosso estado”, reforça.

Na ocasião, o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, parabenizou os oficiais em formação e agradeceu a Polícia Militar em geral pelos relevantes serviços prestados no Piauí.
“Quero parabenizar todos os oficiais que hoje estão se formando, recebendo o espadim nesta solenidade muito bonita e simbólica para a Polícia Militar, no dia de Tiradentes, no dia da polícia, que é um dia que representa todos os oficiais. E nós estamos aqui abraçando esses novos oficiais e mostrando o quanto a sociedade é grata e acompanha e tem carinho pela Polícia Militar do Estado do Piauí”, completa.

Picture of Débora Machado

Débora Machado

Professora e Repórter

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]