"

Teresina - PI
maio 29, 2024 06:02

Siga-nos

Teresina - PI
maio 29, 2024 06:02

Grupo cultural do Promorar se reúne para festejar a Morte do Boi

A tradição de festejar o bumba meu boi continua ativa no país, graças a atitudes de homens e mulheres que reservam parte de suas rotinas para manterem viva a festa cultural que nasceu no Piauí, e se expandiu para os mais diversos estados do Norte e Nordeste e ainda com ramificações em outras regiões do Brasil. Na capital piauiense, essa tradição vem ganhando forças graças aos investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de Teresina que, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), apoia as iniciativas promovidas por grupos existentes nas zonas urbana e rural.

Um desses exemplos é o Boi Riso da Floresta, que é composto por crianças e adultos, o mesmo foi criado há 30 anos pelo senhor Elvis Miranda Lima, no bairro Promorar, na zona Sul da cidade. Com a ajuda dos filhos e amigos, Elvis Miranda, mais conhecido na comunidade pelo apelido “Rato”, realizou, no final da tarde ontem (4), a Morte do Boi, evento que marca o encerramento das atividades promovidas pelos grupos de bumba meu boi, completando todos os ciclos da tradição histórica.

“Não é fácil manter um boi, porém, ao lado de pessoas que acreditam no fortalecimento da nossa cultura, conseguimos superar os desafios e colocar o boi nas ruas, dando nossa contribuição para essa antiga tradição. O apoio dos órgãos públicos também é fundamental, pois, sem eles, dificilmente conseguiríamos realizar todos os ciclos que envolvem o nascimento, batizado e a morte do boi”, comenta Elvis Miranda.

À frente do órgão responsável pelas políticas públicas culturais de Teresina, Ênio Portela, da FMC, fala que a cidade vive um novo momento cultural com investimentos que sempre buscam valorizar a cultura local. O presidente lembra que, apesar das dificuldades provocadas pelo período pandêmico, onde as contas públicas tiveram alterações, o prefeito Dr. Pessoa se mostrou sensível e garantiu que a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves continuasse a desenvolver seus projetos.

“Estamos trabalhando para buscar mais recursos para 2023, para que possamos dar mais apoio a grupos culturais, para isso, estamos conversando com o prefeito Dr. Pessoa e ainda com os vereadores, que possuem um papel importante na cidade, já que eles estão perto do povo, e podem contribuir com emendas impositivas voltadas para o setor cultural, como aconteceu ao longo deste ano, onde vários parlamentares contribuíram com a cultura local”, diz Ênio Portela, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a manutenção do bumba meu boi.

Para acompanhar todos os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de Teresina na área da cultura, basta acessar o site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que é o cultura.pmt.pi.gov.br, ou seguir a página Cultura_The no Instagram.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]