"

Teresina - PI
fevereiro 23, 2024 20:26

Siga-nos

Teresina - PI
fevereiro 23, 2024 20:26

Governo nomeia 10 delegados, lança o DRACO e registro de BO por WhatsApp

Fotos: Gabriel Paulino

O Portal RP50 acompanhou nesta sexta-feira (03.02.23) a solenidade de formatura dos alunos do curso de formação de delegados e assinatura de decreto de criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF) e da Central de Registros de Ocorrência. O evento foi realizado no Salão do Palácio de Karnak, Centro Sul de Teresina.

Na ocasião foram anunciadas uma série de medidas para reforçar a segurança do estado e melhorar a eficiência das Polícias. Dente as medidas estão:

  • A criação de nove delegacias de combate ao crime organizado,
  • Criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO),
  • Criação do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF) e
  • Criação da Central de Registros de Ocorrência.
  • Também vão ser nomeados dez novos delegados da Polícia Civil.

O GOVERNADOR

O governador disse que são iniciativas importantes para fortalecer a atuação das Polícias no combate e repressão ao crime. “Estamos cumprindo essa missão para fortalecer. Esse combate que é difícil, que é complexo, os crimes organizados, especialmente, dessas facções criminosas. Então essa é uma política muito relevante e eu não tenho dúvidas que esses delegados que foram levantados pelo Lucy Keiko e pelo Chico Lucas saberão sem dúvida exercer esse papel que a sociedade tanto espera”, afirmou.

O chefe do executivo do Piauí destacou a importância do apoio da sociedade para a melhoria da segurança estadual. “Eu como governador peço o apoio de todos os poderes de todas  a sociedade nessa luta que nós estamos travando para ao mesmo tempo reprimir fortemente a criminalidade e em paralelo levar o braço social do Estado a essas comunidades mais violentas com cultura, esporte, educação de tempo integral, com qualificação profissional, que é isso que vai resolver o problema no longo prazo”, enfatizou o governador.

Durante a solenidade, o governador falou sobre as áreas que são mais atingidas pelas pela violência e disse que essas áreas também são as mais desiguais e falou sobre os projetos que serão desenvolvidos para combater esses problemas. “Nos lugares mais desiguais você tem mais violência e isso é claro e não posso falar de segurança pública sem falar de proteção social, tem que andar juntas em paralelo porque é isso que vai resolver o problema no longo prazo“, pontuou.

Dentre as ações que estão sendo adotadas está o mapeamento da criminalidade no estado. Rafael Fonteles comentou sobre o caso. “Esse mapeamento das armas ilegais, das vendas de drogas e do combate, como foi feito ontem, uma operação muito bem sucedida de pegar os receptadores de aparelhos eletrônicos e de veículos, é desse jeito, Chico Lucas, que a gente vai conseguir resolver esse problema nesse governo.”

Ainda foi mencionado que o secretário Chico Lucas tem toda a autonomia que precisa para trabalhar. “Então força total, autonomia total e essa coordenação feita pelo secretário, Chico Lucas, eu não tenho dúvidas que vai dar certo”, disse o governador.

O SECRETÁRIO

Chico Lucas falou sobre o combate ao crime organizado e informou que quem comprar ou vender mercadoria fruto de crime será penalizado. “Quem receptar vai responder tanto aquele que comercializa como o que compra o produto roubado. Porque a gente não pode alimentar o crime. Por isso, se você é cidadão e compra uma coisa roubada, você também está alimentando o crime. E é isso que a gente quer mostrar pra sociedade“, afirmou.

Questionado a respeito do registro de boletim de ocorrência, o Secretário disse que agora será mais fácil registrar o B.O. “Que pode ser presencial e eletronicamente através do WhatsApp.” Disse também que irá punir aqueles policiais que se negarem a registrar boletins de ocorrência. “Há uma dificuldade e a gente tá aqui transformando com punição demissível aquele que se recusar a fazer o boletim de ocorrência. Alguns maus policiais não faziam o registro de ocorrência. A partir de hoje, esses policiais poderão ser demitidos. Nós temos um bom número de policiais, nós temos é que cobrar que todos sejam eficientes”, afirmou.

O novo Secretário destacou que a criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) vem se somar às unidades policiais já existentes e não substituí-las. “Todos os crimes tem uma interconexão e eles estavam sendo combatidos isoladamente por cada estrutura. Então o DRACO é o estado organizando suas estruturas para combater esses crimes. Ficará a cargo do DRACO mostrar como a cadeia criminosa está organizada e o estado vai reprimi-la de forma organizada também. É por isso que nós contamos com um dos melhores delegados do Piauí, o delegado Charles“, disse.

O Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, que também esteve no evento falou sobre as medidas de combate a criminalidade que serão realizadas em todo o estado. “Também estão sendo criadas delegacias em outros municípios como Bom Jesus, Piripiri, Floriano”, a ação visa coibir o crime organizado em todo o estado. Lucy Keiko ainda destacou a importância de a população não comprar produtos roubados e disse que caso um cidadão compre poderá responder por receptação.

Por Débora Machado

GRUPO VIP

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 15 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]