Os garis paralisaram as atividades de coleta de lixo, capina e varrição pelo segundo seguido. A categoria busca o pagamento dos salários e vales-alimentação, que não vêm sendo pagos regularmente pela prefeitura e empresa responsável.
O representante do sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado Do Piauí (Seeacep), Jonatas Miranda, lidera a paralisação e pede que a prefeitura e a empresa responsável realize o pagamento dos funcionários.
A prefeitura de Teresina emitiu nota afirmando que realizou o pagamento parcial do mês de março e que o restante será pago neste mês de abril.
O Consórcio Teresina Ambiental (CTA também emitiu uma nota informando que existe um processo cobrando o reequilíbrio contratual em função da defasagem de diversos preços e reforçou que os serviços vinham sendo mantidos integralmente apesar dos débitos da prefeitura.
Companhe as notas na íntegra:
Nota da Prefeitura Municipal de Teresina:
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Finanças, informa que o pagamento do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), referente ao mês de março, foi parcialmente pago dentro do mês passado e a conclusão do pagamento será efetivada neste mês de abril.
A Prefeitura informa também que não há atraso nos repasses, pois toda e qualquer empresa contratada pelo poder público tem que ter capital para operar por 90 dias sem repasses. Portanto, a demora não é considerada atraso de pagamento.
Por fim, a Prefeitura lamenta a situação e afirma que está tomando as medidas cabíveis para solucionar o impasse e normalizar os serviços de limpeza pública o mais rápido possível.
Nota do CTA:
A CTA vem através deste comunicado esclarecer os valores em abertos junto a Prefeitura Municipal de Teresina:
Existe um processo de cobrança judicial e extra-judicial cobrando reequilíbrio contratual em função da defasagem de diversos preços. Valor total da ação: R$ 122.865.024,50 (cento e vinte e dois milhões oitocentos e sessenta e cinco mil vinte e quatro reais e cinquenta centavos)
Processo interno de cobrança junto a Prefeitura quanto ao pagamento total do item administração local. Valor total pendente: R$ 9.716.800,69 (nove milhões setecentos e dezesseis mil e oitocentos reais e sessenta e nove centavos).
Até janeiro/23 este consórcio recebia sua fatura integral dentro do mês seguinte a fatura conforme rege o contrato em sua cláusula 4ª parágrafo primeiro: “O prazo de pagamento será de 30 (trinta) dias, a contar da data final do período de adimplemento de cada parcela do objeto do contrato”; Valor recebido da fatura de fevereiro no mês de março: R$ 7.000.680,05 (sete milhos seiscentos e oitenta reais e cinco centavos); valor líquido devido e vencido referente a fevereiro: R$ 8.079.469,75 (oito milhões setenta e nove mil quatrocentos e sessenta reais e setenta e cinco centavos);
A CTA reforça o seu compromisso de manter a excelência em sua prestação de serviços à cidade de Teresina que vinha sendo mantida integralmente apesar dos débitos citados acima. Contamos com a compreensão e nos colocamos à disposição para dirimir eventuais dúvidas.