"

Teresina - PI
maio 17, 2024 21:15

Siga-nos

Teresina - PI
maio 17, 2024 21:15

Equatorial Piauí orienta população com dicas de segurança para decoração natalina

O mês de dezembro é marcado pelas festividades de fim de ano. As luzes e cores tomam conta dos espaços, trazendo para as casas, estabelecimentos e espaços públicos um clima todo especial. Nesse período de celebração e confraternização, é necessário ficar atento a escolha dos itens que vão compor a decoração com o objetivo de garantir a segurança.

Pensando nisso, a Equatorial Piauí traz informações importantes que podem auxiliar o consumidor na hora de fazer sua decoração. Estes cuidados já se iniciam mesmo antes da montagem da decoração, com a revisão das instalações internas, onde serão utilizados os enfeites de Natal.    

“É essencial que os produtos luminosos sejam de boa procedência e tenham o selo de certificação do Inmetro. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas internas das residências, um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, o famoso “T”, o ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor)”, afirma João Porfírio, Executivo de Segurança da Distribuidora.

O encanto das luzes também desperta muita atenção das crianças e é necessário tomar algumas medidas para evitar acidentes elétricos com elas. “O manuseio indevido dos enfeites ou contato com uma decoração que não esteja instalada seguindo as normas de segurança pode ser muito perigoso. Caso alguma pessoa seja vítima de choque elétrico, a orientação é evitar tocá-la. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral do imóvel e ligar para emergência”, destaca o executivo.

Confira outras dicas importantes e orientações gerais de segurança para o período natalino:

  • Monte a árvore de natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito, e sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada;
  • Atenção redobrada com a ornamentação de áreas externas, já que nesse período o estado está vulnerável às chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes, como choques, curtos-circuitos e até incêndios, além do perigo de quedas;
  • Não decore lugares próximos à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica para ornamentação ou para servir de apoio;
  • Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo. Dessa forma, deve-se evitar o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis, como cortinas e tapetes.

Deixar sua decoração natalina segura é importante para que crianças e adultos possam aproveitar ao máximo essa época sem acidentes com eletricidade. Seguindo essas orientações, você estará protegendo a sua casa e a sua família. Em situações de risco com a rede elétrica é importante ligar para o Corpo de Bombeiros (190) e para a Central de Atendimento da Equatorial no número 0800 086 0800.

REDAÇÃO-RP5O

Grupo Vip

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 10 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]