"

Teresina - PI
maio 17, 2024 22:15

Siga-nos

Teresina - PI
maio 17, 2024 22:15

Equatorial e PMT fecham parceria para poda e retirada de resíduos em Teresina

Equatorial Piauí e Prefeitura de Teresina assinaram um convênio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADS), que trata da sistematização de procedimentos para a poda de árvores em condições de interferência à rede de distribuição de energia elétrica, bem como o recolhimento e destinação de resíduos provenientes da atividade.

“Através da parceria, toda a programação das podas é compartilhada com a Prefeitura de Teresina. Com o convênio, o poder público municipal assume, por meio da SEMDUH e das SAADS, a função de recolher os resíduos provenientes das ações de podas realizadas pela Equatorial Piauí e descartá-los de forma adequada”, diz o Assessor de Relações Institucionais da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim.

A queda de árvores na rede elétrica tem sido um dos principais causadores de interrupções no fornecimento de energia em todo o estado. Dados registrados no Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí, indicam que em 2021 foram registradas aproximadamente 11 mil ocorrências por conta de vegetação na rede. Até a primeira quinzena de dezembro, em 2022 esse número já ultrapassa 18 mil ocorrências, representando um aumento de 69%.               

Uma mudança desse cenário passa pela conscientização quanto responsabilidades de realizar a poda regular da vegetação. A distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventivo nos casos em que a vegetação está em contato ou muito próximo da rede elétrica. A ação busca evitar acidentes com a população e danos elétricos aos consumidores. Somente em 2022, a Equatorial Piauí já realizou cerca de 18 mil podas em Teresina,sendo investidos mais de R$ 5 milhões para realização dos serviços. 

“Para garantir a melhoria dos serviços de limpeza em nossa cidade, a Prefeitura de Teresina firmou convênio de parceria com a Equatorial. As podas das árvores em contato com a rede elétrica realizadas pela Equatorial são recolhidas pela Prefeitura. Essa parceria é de fundamental importância para dar agilidade ao recolhimento dos resíduos resultantes das podas e garantir que não haja transtornos na rede elétrica e se tenha ambientes mais limpos. Com parcerias assim, todos saem ganhando”, afirma o Secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira.

Campanha de árvores

Visando reforçar a responsabilidade de cada ente em relação a manutenção das árvores, inclusive aquelas em terrenos particulares, a Equatorial Piauí desenvolve todos os anos uma campanha educativa sobre o cuidado com a vegetação. Em 2022, a Campanha “Cultive Segurança – Árvores longe da rede elétrica: um cuidado de todos”, vem sendo desenvolvida por meio de divulgação em TV, rádio, outdoors espalhados em todo o estado, além de distribuição de folder informativo nas agências de atendimento e em ações educativas realizadas pela distribuidora.      

“É função da prefeitura municipal de cada município realizar a poda preventiva de árvores em locais públicos. Já o proprietário de casas ou terrenos é o responsável pela poda daquelas árvores em propriedade particular. A Equatorial ressalta que esse serviço deve ser realizado por um profissional habilitado, utilizando todos os equipamentos de segurança necessários. A poda não regular pode causar danos severos à rede elétrica e transtornos aos clientes, tendo em vista que ocorrências dessa natureza demandam intervenções mais complexo para recomposição do sistema elétrico”, declara Matheus Ribeiro, Gerente do Centro de Operações Integradas Equatorial Piauí. 

REDAÇÃO RP50

Grupo Vip
Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 10 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]