"

Teresina - PI
junho 19, 2024 07:29

Siga-nos

Teresina - PI
junho 19, 2024 07:29

Entenda a Operação Interditados II realizada no Piauí


No WhatsApp e Instagram do RP50 surgiu uma enxurrada de pessoas perguntando onde podem ver a lista de celulares apreendidos na Operação da SSP-PI, que ocorreu ontem (19) em Teresina, Piripiri e culminou em 12 lojas que comercializam produtos eletrônicos fechadas.

Cerca de 650 aparelhos eletrônicos foram apreendidos na batida policial, entre iPhones, MacBooks, tablets, outros.
Por algum motivo as pessoas entenderam que os aparelhos recuperados são esses tomados de assalto diariamente nas ruas de Teresina por “2 bandidos numa moto”.

Frisamos. Não são! E até tem alguns, cerca de 10, somente. A Polícia vai entrar em contato com os donos, inclusive. Os aparelhos apreendidos (e nem são só celulares, pois há MacBook, iPhone, iPad, outros), na verdade, são produtos sem nota fiscal, que configuram crime de Descaminho junto à Receita Federal.

Segundo Menandro Pedro, delegado titular do 7° DP, dia 23 de Janeiro deste ano, 3 bandidos armados tomaram de assalto uma carga de aparelhos eletrônicos que havia acabado de chegar em Teresina e que seria de alguma operadora. Ali teve início a investigação que culminou na operação Interditados II.

De acordo com o gerente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, da carga roubada, 35 aparelhos foram recuperados inicialmente. Foram estes aparelhos que levaram a Polícia às 12 lojas lacradas, pois eles haviam sido vendidos nelas.

Embora alguns aparelhos tenham sido apreendidos daquela carga roubada em janeiro, faltam muitos outros serem encontrados. Por esse motivo, a Secretaria de Segurança divulgou uma lista com os IMEIs (códigos de cada produto eletrônico) desses aparelhos que faltam.

Você, que comprou algum produto nessas e outras lojas de janeiro pra cá, deve olhar a lista e ver se seu aparelho consta nela. Se sim, ele é um dos roubados e deve ser devolvido.

Caso você tenha comprado um aparelho roubado, está com ele aí zanzando pra cima e pra baixo e não vai devolver, você poderá ser acionado a qualquer momento pela Polícia para fazer a devolução, uma vez que comprou produto sem nota.

Se for devolver por livre e espontânea vontade, “nada de mal vai lhe acontecer”

Em entrevista ao Portal RP50, o delegado Zanatta assegurou que o combate à venda de aparelhos eletrônicos roubados vai continuar, tanto focado em quem rouba, em quem compra, como em quem (re)vende. Os 650 aparelhos apreendidos serão analisados pela Polícia Federal.


Lojas fechadas por força de mandado judicial durante a Interditados II:

1 – Brad Peças (2 lojas)
2 – Stillo Cell
3 – Maguim Cell
4 – Lorin do iPhone
5 – FK Cell
6 – Roni Celulares
7 – Cícero Cell (Piripiri)
8 – Cell Store
9 – Leo Imports
10 – Enzo Imports
11 – Mr. iPhone

Para a investigação, as lojas permanecem lacradas por 10 dias, prazo que pode ser prorrogado, caso a Polícia solicite ao poder Judiciário.

Picture of Débora Machado

Débora Machado

Professora e Repórter

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]