"

Teresina - PI
junho 19, 2024 07:32

Siga-nos

Teresina - PI
junho 19, 2024 07:32

Colisões envolvendo postes da rede elétrica aumentam mais de 70% no Piauí

Colisão de veículo com poste
Colisão de veículo com poste

Segundo um último levantamento realizado pela Equatorial Piauí, foram registradas 681 ocorrências de colisões de veículos com postes da rede elétrica, causando interrupção do fornecimento de energia no ano de 2022. Esse número representa um aumento de 71% em relação ao ano anterior (2021), que totalizou 398 casos. Em 2023, somente nos primeiros 4 meses do ano, já foram contabilizados 243 abalroamentos.

Teresina segue sendo a cidade com maior número de casos, registrando 109 em 2022 e sendo responsável por 16% do total. O ranking é completado por Parnaíba (24), União (22), São Pedro do Piauí (17) e Luís Correia (16).  Em 2023, a capital segue na frente com 43 registros.

Os abalroamentos de postes causam danos à estrutura da rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia. De acordo com o levantamento da concessionária, 508.890 clientes ficaram sem energia devido a colisões com poste em 2022. O número é quase 30% maior que o de 2021, com 391.640 unidades interrompidas. Até abril deste ano, as ocorrências prejudicaram o fornecimento de mais de 143 mil clientes. Como a recomposição do sistema é complexa devido aos danos causados, o tempo de atendimento desse tipo de ocorrência também é maior.

Os impactos desses acidentes também são financeiros. Em 2022, a Equatorial Piauí precisou investir mais de R$ 4,8 milhões na recuperação dos postes e outros componentes danificados. Em 2023, o montante já passa dos R$ 1,4 milhões. “O volume crescente de ocorrências relacionadas à colisão com postes da rede elétrica, cria uma demanda financeira que poderia ser destinada para outras melhorias na rede elétrica, beneficiando a qualidade do serviço para a população”, enfatiza Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.

Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair, permaneça sobre o automóvel, a orientação aguarda dentro do veículo e não tocar nas partes metálicas, acione a Equatorial e o Corpo de Bombeiros.

Ressarcimento de danos à rede pelos condutores

Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.

Picture of Zilro Carvalho

Zilro Carvalho

Zilro Carvalho é um investigador aposentado, morador do bairro Areias, que hoje atua fazendo Comunicação Social no Portal RP50.

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]