Por volta das 14h deste domingo (03.04.22), um homem identificado como João Paulo Lemos Cruz foi executado por disparos de arma de fogo na rua Espanha, imediações de um condomínio e de um clube no bairro São João, região entre as zonas Sudeste e Leste de Teresina.
Os atiradores, segundo testemunhas, estavam em um carro de cor vermelha, modelo não relatado. Ao avistarem o alvo, perguntaram se ele era de uma determinada facção criminosa, momento em que João tentou correr, mas foi alcançado. Os criminosos efetuaram vários disparos e fugiram tomando rumo ignorado logo após o crime. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Populares relataram à equipe RP50 de Jornalismo que João Paulo tinha envolvimento com o submundo do crime, tendo, inclusive, passagens pelo sistema prissional, o que pode ter relação com o assassinato. Ele estava em liberdade provisória desde 2020, quando deixou o presídio.
A ocorrência foi atendida por guarnições do 8º Batalhão de Polícia Militar, que isolaram a cena do crime, acionaram a Polícia Técnico Científica para realizar a perícia necessária e também os removedores do Instituto Médico Legal (IML) para recolher o corpo.
Mais este crime na capital deve ser investigado pela equipe do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).