
O Governo Federal lançou, na tarde desta terça-feira (23), uma nova fase do programa Celular Seguro, iniciativa que reforça o combate ao roubo, furto e à receptação de aparelhos celulares em todo o país.
A medida tem como uma de suas principais referências o programa Meu Celular de Volta, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). A iniciativa piauiense tornou-se destaque nacional pelos resultados alcançados no enfrentamento aos crimes patrimoniais envolvendo aparelhos celulares.
Desde sua implantação, o programa já possibilitou a recuperação de mais de 16 mil celulares, que foram devolvidos aos seus legítimos proprietários, contribuindo para a redução dos prejuízos causados por roubos e furtos e fortalecendo a sensação de segurança da população.
O reconhecimento do projeto piauiense pelo Governo Federal evidencia a eficácia de ações baseadas em inteligência policial, uso de tecnologia e integração entre as forças de segurança. O modelo adotado no estado passou a servir de inspiração para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao combate à criminalidade em todo o país.
Com a ampliação do Celular Seguro, a expectativa é tornar ainda mais difícil a circulação de aparelhos com origem ilícita, fortalecendo o combate à receptação e ampliando a proteção aos cidadãos brasileiros.