
Com o aumento da movimentação nas cidades durante o Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) recomenda que a população utilize a plataforma BO Fácil para registrar ocorrências de forma rápida e sem necessidade de deslocamento até delegacias.
Disponível via WhatsApp, o serviço permite comunicar crimes e situações não criminais, como perda de documentos e objetos pessoais. Desde que entrou em funcionamento, em 30 de junho de 2025, a ferramenta já contabilizou mais de 85 mil atendimentos em todo o estado, sendo mais de 35 mil registros formais de ocorrência analisados pela Polícia Civil do Piauí (PCPI).
Segundo o diretor de Inteligência da SSP, delegado Yan Brayner, o sistema agiliza o atendimento principalmente em períodos de grande circulação de pessoas, como as festividades carnavalescas. A plataforma também possibilita acionamento emergencial pelo 190 e envio de denúncias anônimas.
A recomendação da SSP durante as festividades é manter o aparelho em bolsos com zíper ou doleiras, evitar o uso em meio à aglomeração e redobrar a atenção ao realizar pagamentos com cartão.
Em caso de perda, furto ou roubo, o registro pode ser feito diretamente pelo WhatsApp da SSP, por meio do número 0800 086 0190.