
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (05), a segunda fase da Operação Macondo, para combater esquema de agiotagem em diversas cidades do estado e fora dele.
Ao todo, 27 pessoas foram investigadas. A Justiça determinou o cumprimento de 24 mandados de prisão temporária e aplicou medidas cautelares a outros nove investigados. Também foram executados 26 mandados de busca e apreensão em Teresina, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Oeiras, Amarante, Picos, Timon (MA) e Tianguá (CE).
Além das prisões, foi decretado o bloqueio de até R$ 1 milhão em contas ligadas aos investigados. Segundo as investigações, o grupo movimentava valores altos, incompatíveis com a renda formal declarada.

De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, a operação tem como foco desarticular estruturas criminosas que exploram financeiramente pequenos comerciantes e trabalhadores informais, utilizando intimidação e coerção para impor cobranças.
A ação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e da SSP, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), do Núcleo de Operações com Cães e da Polícia Militar, por meio da ROCAM.