
Durante a solenidade de inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) em Nazária, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou a ampliação do sistema de videomonitoramento ESPIA para as regiões metropolitanas de Teresina e Parnaíba. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado para fortalecer o uso da tecnologia no enfrentamento à criminalidade.
De acordo com o secretário, o sistema será expandido com a instalação de novas câmeras em municípios estratégicos, incluindo Nazária, integradas à rede já existente em Teresina. As imagens também serão disponibilizadas em tempo real para a UISP recém-inaugurada, permitindo maior agilidade na resposta das forças de segurança e no monitoramento das ocorrências.
“O SPIA começou com cerca de mil câmeras e a ideia é ampliar continuamente. Vamos integrar Nazária ao sistema, garantindo que a unidade tenha acesso direto às imagens, o que fortalece o trabalho policial e amplia a sensação de segurança da população”, explicou Chico Lucas.
O governador Rafael Fonteles também destacou a importância da integração entre os sistemas estaduais, municipais e até privados de videomonitoramento. Segundo ele, o SPIA está preparado para receber essas conexões, acelerando a expansão do monitoramento em todo o estado. O sistema representa um investimento superior a R$ 23 milhões e conta, inicialmente, com 629 postes inteligentes e 1.200 câmeras de alta tecnologia instaladas em Teresina.