
Na manhã desta sexta-feira (19), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) prendeu um homem suspeito de furtar cabos de cobre do Sistema Público de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), em Teresina. A ação também cumpriu mandados de busca e apreensão em sucatas investigadas por receptação do material.
Os furtos ocorreram entre a noite de 27 e a madrugada de 28 de novembro, na Avenida Henry Wall de Carvalho e no cruzamento da Avenida Mestre Dezinho com a Rua Jornalista Olímpio Guilherme Lustosa, nos bairros Parque São João e Morada Nova, zona Sul da capital. Cabos de cobre e disjuntores foram furtados, deixando as câmeras sem funcionamento por cerca de 10 horas.
Foram analisadas imagens do próprio sistema de monitoramento e de câmeras privadas, o que levou à identificação de J.L.B.R.
Durante depoimento, o suspeito confessou os furtos e informou que queimava os cabos para retirar o cobre, vendendo o material em sucatas.
Foram alvos de fiscalização as sucatas Recicle Vidros, Sucata Ferrovia, Sucata Ferro Velho e Sucata O Assis, localizadas no bairro São Pedro e na região da Avenida Pedro Freitas.