
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí deu mais um passo para modernizar a investigação criminal ao participar, nesta sexta-feira (28), da inauguração da Delegacia Cibernética do Inmetro, em São Paulo. A cerimônia reuniu autoridades nacionais e marcou o início de uma articulação estratégica entre o órgão federal e a estrutura pericial do estado.
Representando o Piauí, integrantes do Departamento de Polícia Científica (DEPOC-PI) e da Polícia Civil acompanharam a assinatura da Carta de Intenção que deve resultar em um Acordo de Cooperação Técnica entre o Inmetro, a SSP-PI e o DEPOC. A parceria pretende ampliar o intercâmbio tecnológico, científico e operacional voltado ao enfrentamento de crimes digitais e ao aprimoramento das investigações no estado.
O médico legista e perito-geral adjunto do DEPOC-PI, Marcos Santos Filho, destacou que o modelo apresentado pelo Inmetro deve inspirar uma estrutura semelhante no Piauí.
“Nosso objetivo é implementar uma unidade ainda mais completa, integrada às forças de segurança e conectada ao que há de mais avançado em análise cibernética. Queremos trazer esse laboratório para dentro da SSP-PI, criando uma base forte, moderna e articulada”, afirmou.
A proposta é que, a partir dessa cooperação, sejam desenvolvidas ações conjuntas, capacitações e soluções tecnológicas que reforcem a prestação de serviços à sociedade no âmbito da segurança pública.
O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do presidente do Inmetro, Marcio André Oliveira; além do perito criminal e diretor técnico do DEPOC-PI, dr. Laurentino Caland, que representou o perito-geral do Piauí, Dr. Antonio Nunes, entre outras autoridades. A cerimônia também marcou o lançamento da Universidade Corporativa do Inmetro e a apresentação oficial do novo Laboratório Cibernético da instituição.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.