O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, lançaram neste sábado (16), durante as celebrações dos 173 anos de Teresina, o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) e inauguraram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O investimento ultrapassa R$ 23 milhões e a solenidade ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI).
O SPIA conta com 629 postes inteligentes e mais de 1.200 câmeras de alta tecnologia em operação 24 horas por dia, integradas às já existentes no estado, totalizando 3.500 equipamentos conectados. O sistema dispõe de reconhecimento facial, leitura de placas, análise de comportamento, visão noturna e zoom de longo alcance, além de 16 totens de emergência com botão de pânico e câmeras de monitoramento em tempo real. As imagens são processadas por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi).
Com a inauguração do CICC, as imagens do SPIA passam a ser concentradas em um espaço único, que também reúne canais de comunicação como o 190 e o B.O. Fácil, permitindo o envio imediato da viatura mais próxima em caso de ocorrências. Segundo a SSP, os próximos passos incluem a instalação de um centro em Parnaíba e a integração do sistema a municípios como Campo Maior e Piripiri, dentro do programa Pacto pela Ordem, que busca ampliar a prevenção e o combate ao crime em todo o estado.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.