A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí intensificou a fiscalização de veículos que circulam com antenas de internet via satélite instaladas nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade, como o para-brisa e os vidros laterais dianteiros.
A prática é considerada uma infração grave, conforme o artigo 230, inciso XVI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe “conduzir o veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas”.
Penalidades:
A infração acarreta: Multa de R$ 195,23; 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) somado a Retenção do veículo até a retirada do equipamento.
A PRF alerta que, embora a internet satelital traga praticidade, sua instalação inadequada pode comprometer a visibilidade do motorista e representar um sério risco à segurança viária.
“Mesmo uma obstrução parcial nos vidros pode prejudicar a percepção do condutor quanto a pedestres, ciclistas ou outros veículos, aumentando o risco de acidentes”, destacou a corporação.
A recomendação é que o equipamento seja instalado em áreas que não interfiram na visão do motorista, de forma a garantir a segurança de todos no trânsito.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.