A Polícia Civil do Piauí, por meio do Núcleo de Inteligência de Parnaíba, participou da realização da Operação “Falsa Central”, que visa desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar golpes envolvendo falsas centrais bancárias. A ação foi conduzida de forma integrada com as Polícias Civis de Goiás, Ceará, Pará e São Paulo, com suporte técnico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do CIBERLAB, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O esquema fraudulento consistia em enganar vítimas por meio de ligações e mensagens que simulavam contatos de bancos. Por meio dessas abordagens, os criminosos convenciam as pessoas a fornecerem informações confidenciais, como senhas e dados bancários, que eram utilizadas para realizar transações fraudulentas, causando prejuízos financeiros.
Ao todo, a operação cumpriu 92 mandados judiciais, sendo 37 de prisão temporária e 55 de busca e apreensão. Além disso, foram bloqueadas 438 contas bancárias suspeitas de ligação com os criminosos. No Piauí, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos, celulares e documentos que servirão para aprofundar as investigações.
Os envolvidos poderão responder por crimes como estelionato com fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem alcançar até 21 anos de prisão.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.