Na tarde desta quarta-feira (30), um empresário de Timon, no Maranhão, foi preso pela Polícia Civil suspeito de praticar agiotagem. Durante uma operação de busca em sua residência, agentes do 2º Distrito Policial encontraram diversos cartões de benefícios de terceiros, supostamente vítimas de seus empréstimos a juros abusivos.
De acordo com o delegado Cláudio Mendes, responsável pela investigação, o empresário, que é proprietário de quatro açougues na cidade, retinha os cartões de clientes que buscavam seus serviços de empréstimo. “Ele mantinha os cartões e sacava o valor integral dos benefícios mensalmente. Em seguida, descontava o valor referente aos juros e devolvia a diferença para os donos dos cartões”, detalhou o delegado.
A investigação teve início após uma denúncia de um idoso com deficiência, que relatou ter recorrido ao empresário para obter um empréstimo e, como garantia, entregou seu cartão de benefício com a senha. O agiota então passou a sacar o valor mensal do benefício, prática que configura os crimes de usura e retenção ilegal de documentos de terceiros.
Além dos cartões, a polícia apreendeu dinheiro em espécie, cadernos com registros de transações e notas promissórias, indicando a possível existência de outras vítimas. A Polícia Civil segue analisando o material apreendido para identificar novas vítimas e determinar a extensão das atividades ilegais do empresário em Timon.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.