Um incêndio florestal de grande magnitude em Buriti dos Montes, norte do Piauí, tem mobilizado desde a última quarta-feira (23) o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Bopaer), com apoio de 17 brigadistas. Os profissionais estão trabalhando em conjunto para conter as chamas que se espalham pela mata seca, colocando em risco áreas de vegetação nativa e propriedades rurais próximas.
Com apoio de um helicóptero equipado com bolsa de água, abafadores e bombas costais, as equipes vêm enfrentando condições adversas, agravadas pelas fortes rajadas de vento na região, que dificultam o combate aos focos de incêndio e aumentam o risco de alastramento. De acordo com o coronel Egídio Leite, comandante das operações dos Bombeiros, o avanço das chamas é monitorado de perto, com boletins emitidos a cada duas horas, visando garantir que a estratégia de combate prossiga conforme o planejamento.
“A previsão é de que consigamos extinguir o incêndio completamente até o sábado à tarde, mas estamos preparados para enviar reforços se necessário”, informou o coronel Leite. Ele enfatizou que, apesar das dificuldades no acesso terrestre, o helicóptero da PM permite o monitoramento aéreo e o controle dos focos mais isolados.
O objetivo principal das operações é proteger as propriedades e comunidades rurais nas proximidades e reduzir o impacto ambiental causado pelo fogo. Mesmo com o tempo seco e as adversidades climáticas, as equipes seguem com esforços coordenados para evitar a propagação do incêndio e proteger a região.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.