"

Teresina - PI
abril 15, 2024 18:27

Siga-nos

Teresina - PI
abril 15, 2024 18:27

8 pessoas são presas suspeitas de roubar avião de médico em Teresina

No início da manhã desta quinta-feira (16.03.23), a Polícia Civil através do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) deflagrou a Operação Cessna. Oito pessoas foram presas suspeitas de terem participado do roubo da aeronave do médico e empresário, Jacinto Barbosa, avaliada em R$ 2 milhões no dia 14 de janeiro de 2023 no clube de Ultraleves na zona Leste de Teresina Piauí.

A Operação, que está sendo realizada em quatro estados: Piauí, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso. As oito pessoas detidas hoje ficarão presas temporariamente. Elas foram encaminhadas para fazer o exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). Em seguida serão conduzidas para a sede do Draco. Outros 15 mandados de busca e apreensão foram expedidos em desfavor dos investigados ligados ao grupo criminoso responsável pela execução do roubo.

No Estado do Maranhão foram cumpridos 07 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Em Pernambuco foi cumprido 01 mandado de prisão temporária e 01 mandado de busca e apreensão em desfavor do investigado que alugou o veículo utilizado na ação criminosa.

Já no Estado do Mato Grosso foram cumprido 01 mandado de prisão temporária e 03 mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

Outras cinco pessoas já foram detidas pela Polícia Civil em Teresina, por participarem do roubo desta aeronave.

Entenda o caso:

No dia do crime seis bandidos encapuzados e fortemente armados chegaram em um veículo ao local, na estrada da Cacimba Velha, região do Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, onde o Cessna estava.

O bando rendeu o cuidador do local e toda sua família, incluindo três crianças e uma mulher grávida, e o obrigaram a mostrar a aeronave. Há suspeitas de que a quadrilha já sabia onde o avião estava. Quatro deles levantaram voo levando o avião e dois permaneceram em terra.

O avião roubado teria como destino final a Bolívia. A aeronave foi recuperada no dia 22 de janeiro de 2023 após fazer um pouso forçado por falta de combustível (pane seca) em uma região de pastagem localizada a aproximadamente 80 km da zona urbana de Juara no estado do Mato Grosso.

Por Débora Machado, com informações de Joselito Andrade

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]