Usuário de drogas é executado com cerca de 5 tiros no bairro Alto da Ressurreição em Teresina
Um homem identificado apenas como Emílio foi executado com cerca de cinco tiros de arma de fogo por volta das 20h desta terça-feira (10.05.22). O crime ocorreu na rua Alto do Cocal, no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina, onde a vítima morava. A equpe RP50 de Jornalismo esteve na cena do crime e apurou que dois atiradores em uma motocicleta passaram pela rua, avistaram Emílio, abriram fogo e fugiram tomando rumo ignorado. Mo momento dos disparos, a vítima carregava uma cama box pela rua, provavelmente para trocar por entorpecentes. Emílio trabalhou como pedreiro profissional, mas havia se rendido às drogas há algum tempo, tirando objetos de dentro de casa para manter o vício. Na cena do crime era possível visualizar ainda uma máquina de lavar roupa e parte de um ar-condicionado. Guarnições do 8º Batalhão de Polícia Militar isolaram o local. A Polícia Técnico Científica realizou a perícia e o corpo foi recolhido para a sede do Instituto Médico Legal (IML). Mais este crime na capital deve ser investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Ninguém foi preso até o fechamento desta publicação.
Filho tenta defender terreno dos pais e é assassinado a facadas em Timon
Cláudio Alves da Silva, 48 anos, foi assassinado com golpes de faca por volta das 18h20 desta terça-feira (10.05.22), ao tentar defender o terreno de seu pai em uma localidade entre os bairros Júlio Almeida, Padre Delfino e Multirão, na cidade de Timon (MA). A equipe RP50 de Jornalismo foi até o local e encontrou a cena do crime já isolada e a Polícia Civil realizando a perícia. Os pais de Cláudio concederam entrevista e falaram que o assassinato foi motivado por disputa de terrenos na região. O pai de Cláudio contou que estavam se apossando de seu terreno, seu filho foi olhar o movimento e acabou sendo morto. “Ele tomou as dores e veio olhar aqui, que disse que estavam se apossando do terreno. É arriscado até matarem a gente aqui, porque vai morrer mais gente”, comentou. Questionado se abandonaria a terra após peerder o filho, o homem contou que possui os documentos do espaço. Bastante dolorida com a perda de Cláudio, sua mãe falou que preferia ter morrido no lugar do filho. “Eu queria que deus tivesse me tirado e impedido de matarem meu filho, meu filho tinha 48 anos, era jovem, e tiraram a vida por causa de um terreno aí. Ele morreu pelo pai dele. Meu filho não usava droga, não roubava, porque se ele fizesse isso eu dizia para o senhor. [Quiseram tomar o terreno do pai dele] e tiraram a vida do meu filho, ele veio bêbado pra cá e tiraram a vida do meu filho”, disse muito abalada. Ela disse também que, por ela, o marido se desfazia das terras. “Agora te digo com certeza, se fosse eu, Mãe, eu não vinha mais, eu deixava abandonado pra tomarem de conta”. Até o momento não é possível precisar a dinâmica do homicídio, nem quantos suspeitos o praticaram. O caso será investigado pela Polícia Civil do Maranhão.
Grupo suspeito de sacar benefícios em nome de pessoas mortas é alvo da PF no Piauí
A Polícia Federal, em parceria com a CGINT (Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista), deflagrou, na manhã desta terça-feira (10/05), a Operação Tambaqui com o fim de desarticular organização criminosa especializada na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de saques e realizações de empréstimos consignados em benefícios previdenciários de pessoas falecidas. A Operação mobilizou o total de 44 Policiais Federais para o cumprimento de 17 mandados judiciais, sendo 10 mandados de Busca e Apreensão, cinco de Prisão Temporária e dois de Prisão Preventiva, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI. Os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios Teresina/PI e Caxias/MA. No decorrer das investigações já foram identificados 68 benefícios atrelados à Organização Criminosa, dos quais já se confirmou que em 24 deles o beneficiário é uma pessoa já falecida. O prejuízo efetivo ao INSS, até o momento, é de mais de R$ 772 mil, enquanto que o prejuízo futuro estimado do INSS com o pagamento destes benefícios, com base na expectativa de vida do brasileiro segundo o IBGE, seria superior a R$ 10 milhões. A pedido da Polícia Federal foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs de duas pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e a suspensão judicial de 31 benefícios com fraudes comprovadas.Os investigados poderão responder pelos crimes de Organização Criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/2013), Estelionato Majorado (Art. 171, § 3º do Código Penal); Falsidade Ideológica (Art. 299 do Código Penal) e Uso de Documento Falso (Art. 304 do Código Penal). O nome TAMBAQUI decorre do fato dos investigados, em suas conversas, nomearem os benefícios previdenciários como “Tambaqui”.
Equatorial lança programa de capacitação com 25 vagas para formar novos eletricistas no Piauí
A Equatorial Piauí acaba de lançar a Escola de Eletricistas, programa de capacitação que visa a formação de novos eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. O curso é direcionado para homens e mulheres, maiores de 18 anos, que possuam o diploma de conclusão do ensino fundamental e carteira de habilitação categoria B. Serão disponibilizadas 25 vagas na cidade de Teresina e as inscrições devem ser realizadas por meio do site https://loja.mundosenai.com.br/pi/searchbar/index/result/modalidade/28/ , nos dias 11 e 12 de maio de 2022. O curso é gratuito, ministrado em parceria com o Senai, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental, voltado para a formação de Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Além da capacitação profissional, a Escola também habilitará o aluno em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho. O gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, reforça a importância desse tipo de iniciativa. “Em meio a um cenário desafiador a Equatorial está oferecendo uma oportunidade à sociedade que busca recolocação e formação profissional, capacitando-os a participarem de processos seletivos e inseri-los com rapidez no mercado de trabalho”, explica. Um dos grandes diferenciais da Escola de Eletricistas é o alinhamento da Equatorial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1,4,5,8 e 10, da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa promover a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades, até 2030. Sobre o curso No dia a dia, o profissional eletricista precisa se deslocar para atendimento das solicitações de serviços, para isso, o aluno da Escola de Eletricistas também terá aulas de direção defensiva e condução de veículos com tração 4×4. Além de todo o conhecimento técnico necessário para a capacitação profissional, o programa também contempla cursos comportamentais que tem como principal objetivo apoiar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. Desta forma, amplia as oportunidades de empregabilidade dos participantes. O programa prevê ainda uma bolsa de incentivo aos alunos selecionados para o curso com o objetivo de auxiliar a subsistência do aluno durante o período de capacitação.