"

Teresina - PI
novembro 25, 2024 04:49

Siga-nos

Teresina - PI
novembro 25, 2024 04:49

Menor é baleado ao tentar assaltar tenente da PM-PI no Parque Wall Ferraz em Teresina; 4º caso

Era por volta das 22h desta sexta-feira (22.04.22), quando um tenente da Polícia Militar do Piauí, cuja identidade não foi revelada, aguardava um familiar em um ponto de ônibus no Parque Wall Ferraz, extrema zona Norte de Teresina. Eis que o PM sofre uma tentativa de assalto praticada por dois suspeitos, sendo um deles menor de idade. O militar estava na parada quando a dupla surgiu em uma bicicleta e anunciou o assalto usando uma arma caseira com duas munições calibre 38. O policial entregou o celular aos bandidos e, imediatamente, sacou de sua arma efetuando um disparo, que atingiu o menor infrator identificado apenas pelas iniciais J.V., de 17 anos. Alvejado no ombro, o menor foi detido pelo PM e populares que testemunharam a ação criminosa. Já o comparsa do infrator conseguiu fugir. O rapaz apreendido foi encaminhado à Central de Flagrantes juntamente com a arma para os procedimenos cabíveis. 4º CASO Em pouco mais de 24h, este, do tenente, é o quarto caso de policial sendo vítima de bandidos no Piauí. Na manhã de ontem (21), o sargento Cleto foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Urgência de Teresina. Durante a madrugada de hoje, guarnições do 6º BPM deram ordem de parada a cinco suspeitos em um Renault Kwid na Vila Concórdia, zona Sul de Teresina, que foi desobedecida. Houve uma perseguição com troca de tiros entre os criminosos e os policiais, que culminou na morte de uma mulher de 22 anos identificada como Maria Clara, moradora de Timon e monitorada pela Justiça do Maranhão por meio de tornozeleira eletrônica. Na manhã de hoje, um PM trocou tiros com bandidos em um posto de combustível no município de Luís Correia, litoral do Estado, e conseguiu alvejar um dos suspeitos, que morreu no local. O policial também foi atingido, mas não corre risco de morte. Notícias relacionadas: Policial é baleado na cabeça e encaminhado em estado grave ao Hospital de Urgência de Teresina Morre no HUT sargento da Polícia Militar do Piauí baleado na zona Leste de Teresina Bandido é baleado e morto em tentativa de assalto em Luís Correia; policial baleado Mulher desobedece ordem de parada e é morta durante perseguição na zona Sul

Homem é assassinado com pedradas e facadas na zona rural de Pedro II no Piauí

Um homem, ainda não identificado, foi morto a facadas e pedradas na madrugada desta sexta, 22, no Assentamento Cruzeiro do Sul, zona rural de Pedro II. Populares ouviram gritos durante a noite, e pela madrugada encontraram várias marcas de sangue na estrada. O corpo do homem foi localizado na sequência, por trás de uma árvore, ao menos sete perfurações foram encontradas pelo corpo, além dos pulsos cortados. Próximo ao corpo foi encontrado um saco cheio de cobre, possivelmente oriundo de um transformador de energia que foi furtado no local durante a noite de ontem, 21. A peça foi encontrada desmontada e sem o metal. Também em uma mata próxima foi encontrado um facão com marcas de sangue, acredita-se que se trata da arma utilizada no crime, o material foi recolhido pela perícia. Segundo a polícia, ele teria sido morto na estrada e foi arrastado até a árvore. Ainda não se sabe a motivação e os possíveis suspeitos, mas a polícia acredita que o crime tenha relação com o furto do transformador, ele poderia ter participado ou presenciado a ação. O IML foi acionado para fazer a remoção do corpo. Até o momento, a vítima ainda não foi identificada, pessoas da região dizem não o conhecê-lo. Ele é um homem alto, de aproximadamente 40 anos e, tem 1.82m de altura, em um dos dedos ele utilizava um anel com imagem de uma santa.

Projeto preserva tradição quilombola do Samba de Cumbuca no interior do Piauí

O Quilombo Salinas, localizado em Campinas do Piauí, há mais de 360 km distante da capital, preserva uma tradição centenária que reúne manifestações materiais e imateriais dos povos negros de descendência africana no Brasil. O Samba de Cumbuca tem suas cantigas entoadas por mulheres cantadeiras, acompanhadas do batuque vindo das cabaças (cumbuca), tambores e bumbos. O ritmo ganha movimento com um sapateado, quando as dançadeiras são escolhidas por seus pares para sapatear no meio da roda que se forma no terreiro. Os descendentes de escravos que vivem no quilombo acreditam que essa tradição de cantar e dançar veio das senzalas que existiam em fazendas da região. Para manter o legado do Samba de Cumbuca, que hoje é reconhecido como Patrimônio Vivo do Piauí, a Associação de Moradores da Comunidade Quilombola Salinas desenvolve um projeto de memória que reúne fotos, vídeos, instrumentos musicais, figurinos e outros registros identitários dessa cultura remanescente. “Catalogamos nosso acervo sobre o Samba de Cumbuca e organizamos uma exposição que pode ser visitada durante todo ano no primeiro Centro Cultural de Apoio à Economia das Comunidades Quilombolas, localizado na Comunidade Quilombola Salinas, em Campinas do Piauí. A receptividade do público tem nos surpreendido. Muitas escolas vêm nos visitar e é quando temos a oportunidade de compartilhar nossa cultura com as novas gerações. Temos ainda o objetivo de circular com uma exposição em diversos municípios piauienses e de outros estados”, declara o produtor cultural Marcos Vinicius Ferreira. A cabaça é o principal instrumento do Samba de Cumbuca. Considerado um objeto feminino, por simbolizar o útero, não é tocado por homens. Eles tocam tambores feitos de madeira, produzidos no próprio quilombo. Outra identidade dessa tradição é que os personagens do reisado são chamados de passarinho, dentre eles o Boi Salá, a Cabecinha de Fogo, a Burrinha, o Jaraguá os Caretas Sebastião e Furrapo, que participam da Folia de Reis no Quilombo Salinas. Nosso Samba de Cumbuca é um projeto patrocinado pela Equatorial Piauí por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A concessionária também é patrocinadora do I Festival de Batuques das Comunidades Quilombolas do Piauí, que será desenvolvido neste ano. O projeto tem objetivo de produzir um documentário sobre os Batuques das Comunidades Quilombolas com a participação do Pagode do Mimbó (Amarante), Batuque do Curral Velho (São João do Piauí), Samba de Cumbuca (Campinas do Piauí), Lezeira (Paquetá do Piauí) e Batuque do Brejão (Redenção do Gurgueia).

Bandido é baleado e morto em tentativa de assalto em Luís Correia; policial baleado

Nesta manhã de sexta-feira (22.04.22), um policial à paisana frustrou uma tentativa de assalto a um posto de combustíveis localizado no povoado Camurupim, zona rural de Luís Correia, Litoral Norte do Piauí. Uma dupla chegou ao local em uma motocicleta e anunciou o assalto. O “mike”, que estava na loja de conveniência percebeu a situação e atirou contra o garupa, tendo início uma troca de tiros. O piloto conseguiu fugir, porém, guarnições da Polícia Militar estão em seu encalço. Já o garupa não deu muita sorte, alvejado, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O policial também foi atingido, mas foi socorrido e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), onde passa por procedimento cirúrgico sem risco de morte.

Mulher desobedece ordem de parada e é morta durante perseguição na zona Sul

Maria Clara Marinho Santos, 22 anos, morreu por volta das 4h desta sexta-feira (22.04.22) na Vila Concórdia, zona Sul de Teresina, área do 6° Batalhão de Polícia Militar. Ela e mais quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, estavam em um Renault Kwid, quando foram abordados por uma guarnição, mas não pararam. Houve uma perseguição e troca de tiros, o veículo pegou uma rua sem saída e sem nome na Vila Concórdia, Maria acabou sendo alvejada e morreu no local. Ela foi atingida com pelo menos um disparo de arma de fogo nas costas. Ela fazia uso de tornozeleira eletrônica pelo crime de tráfico de drogas, receptação, formação de quadrilha, sequestro, cárcere privado e homicídio. Os dois homens que estavam no carro fugiram pelo matagal, as duas amigas de Maria ficaram no local e apresentavam sinais de embriaguez. Elas foram detidas por policiais do 6° BPM. O local foi isolado e periciado pela Polícia Técnico Científica. O corpo foi recolhido para a sede do Instituto Médico Legal (IML). As mulheres são moradoras do residencial Cocais, de Timon (MA).

[wpdreams_ajaxsearchlite]