"

Teresina - PI
março 2, 2024 04:53

Siga-nos

Teresina - PI
março 2, 2024 04:53

174 cidades piauienses estão há 3 meses sem assassinatos

Entrevista coletiva da PM-PI

No Piauí, 174 cidades estão há 3 meses sem registrar assassinatos. O ínterim coincide com o tempo de gestão do atual secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas. Ou seja, mais da metade não registraram nenhum homicídio, apenas 50 tiveram esse tipo de crime.

De posse das informações, o Portal RP50 conversou na manhã desta quinta-feira (30.03.23) com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, o coronel Scheiwann Lopes, que falou a respeito desses índices.

“Geralmente a criminalidade é atraída para onde tem o maior poder econômico, então geralmente o criminoso vai para onde tem vantagens para ele. A maioria desses municípios são pequenos, tranquilos. O nosso povo é um povo pacífico, ordeiro”, explicou o comandante.

Lopes também esclareceu que o fato de cidades como Parnaíba e Teresina terem o maior número de homicídios hoje está ligado, principalmente, a disputa pelo tráfico de drogas.

“Geralmente essas grandes violências que estamos vivendo hoje de homicídios e tudo são relacionadas a tráfico de drogas, as facções, que são pessoas que vêm de fora. Então esses homicídios que têm acontecido, 95% são de pessoas do crime”, comentou.

“No ano passado tivemos 800 homicídios, apenas 15 foram latrocínio. A grande maioria que morre são pessoas com passagem ou envolvidas no mundo do crime. O tráfico das drogas é que está elevando essa questão de homicídios e esses homicídios estão relacionados às drogas”, disse.

As 10 cidades com mais registro de homicídios neste primeiro trimestre no Piauí são: Teresina, Parnaíba.

Débora Machado

Débora Machado

Professora e Repórter

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]